domingo, 4 de maio de 2008

FEDERAÇÃO CEARENSE DE TÊNIS DE MESA
REGRAS SIMPLIFICADAS DO TÊNIS DE MESA
Tênis de Mesa e Ping-Pong têm regras semelhantes, sendo que o primeiro constitui-se em algo organizado e mais competitivo, enquanto que o segundo é o esporte mais descontraído. É a brincadeira,é o lazer.
A MESA
Tem 2,74m de comprimento, por 1,52m de largura e 76cm de altura. Pode ser feita de qualquer material na cor escura e fosca, produzindo um pique uniforme de bola oficial(aprovada pela ITTF); tendo uma linha branca de 20mm de largura em toda a sua volta. Para os jogos de duplas, ela é dividida em duas partes iguais por uma linha branca de 3mm de largura, no sentido do comprimento.
A REDE
A rede tem 1.83m de comprimento e 15,25cm de altura, devendo ser de cor escura. Deve possuir a sua parte superior branca e as malhas maiores do que 7,5mm2, e menores do que 12,5mm2.
A BOLA
Deve ser feita de celulóide(ou plástico similar), nas cores branca ou amarela fosca, pesar 2,5g e ter diâmetro de 38mm.
A RAQUETE

1. A raquete pode ser de qualquer tamanho, forma ou peso e constituída de madeira natural em 85%.2. O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha, com pinos para fora tendo uma espessura máxima de 2mm, ou por uma borracha "sanduíche" com os pinos para fora ou para dentro, tendo uma espessura máxima de 4mm.3. O lado não usado para bater na bola deve ser manchado de cor diferente da borracha.4. A raquete tem que ter duas cores diferentes, para ser usada.5. Não é permitido jogar com o lado da madeira.
A PARTIDA

1. Constituí-se de sets de 21 pontos. Pode ser jogada em um único set e em melhor de três ou cinco sets. No caso de empatado em 20 pontos o vencedor será aquele que fizer 02 pontos consecutivos primeiro.2. O jogador que atua o 1° set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte.3. Na partida quando houver "negra" (1 a 1) ou (2 a 2), os jogadores devem mudar de lado logo que um jogador consiga 10 (dez) pontos.
O SAQUE

1. A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), na vertical e. na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo recebedor2. O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou extensão imaginária desta.3. Cada jogador tem direito a 05(cinco) saques seguidos, mudando sempre quando a soma dos pontos seja cinco ou os seus múltiplos. Ex.: 3 a 2 = 5 ou 6 a 9 = 15, 13 a 7 = 20. 4. Com o placar 20-20, sequência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada jogador deve produzir somente um saque até o final dp jogo.5. O direito de sacar primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio(cara ou coroa/par ou ímpar), sendo que o jogador que começou a sacar no 1° set comecará recebendo no 2° set e assim sucessivamente
UMA OBSTRUÇÃO (NÃO VALE PONTO)
A partida deve ser interrompida quando:

1. O saque "queimar" a rede2. O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola).3. Houver um erro na ordem do saque, recebimento ou lado.4. Forem as condições do jogo perturbadas (barulho,etc...)
UM PONTO)
A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto) um jogador perde um ponto quando:

1. Errar o saque.2. Errar a resposta.3. Tocar na bola duas vezes consecutivas.4. A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.5. Bater com o lado de madeira da raquete.6. Movimentar a mesa de jogo7. Tocar a rede ou os seus suportes8. Bater o pé ao sacar (ele ou o seu parceiro)9. Sua mão livre tocar a superfície da mesa durante a sequência
CORREÇÃO DA ORDEM DE SACAR,RECEBER OU LADO
Se um jogador der um ou mais saques além dos cinco de direito, a ordem será reestabelecida assim que for notado, tendo o adversário que completar o múltiplo de cinco. Ex.: 14 a 11, o saque mudou em 16 a 11; o jogador que saca terá apenas três saques. Se no último set possível, os jogadores não trocarem de lado quando deveriam fazê-lo, devem trocar imediatamente, assim que se perceba o erro. A contagem será aquela mesma de quando a sequência foi interrompida. Em hipótese alguma haverá volta de pontos. Todos os pontos contados antes da descoberta do erro devem ser confirmados.
JOGOS DE DUPLA
Valem as mesmas regras, sendo que:

1. O saque tem que ser feito do lado direito do recebedor2. Cada jogador só pode tocar uma só vez na bola3. A ordem do saque é estabelecida no início do jogo e a sequência será natural:Jogador A saca para o XJogador X saca para o BJogador B saca para o YJogador Y saca para o AE assim sucessivamente, cada jogador vai dando 5 saques. No empate 20-20, cada um só dá 1 saque por vez4. Se a bola do saque tocar a rede (queimar), e cair no lado esquerdo do recebedor-além da linha central -o sacador perderá o ponto.
segundo tipo de regra no ping-pong
(tenis de mesa)

Nenhum comentário: