domingo, 4 de maio de 2008

REGULAMENTO DO JOGO DE TÊNIS DE MESA
Diferença de tênis de mesa e Ping Pong:
Tênis de Mesa e Ping-Pong são esportes semelhantes: Tênis de Mesa constitui-se em algo organizado e mais competitivo. Ping-Pong é um esporte mais descontraído, uma a brincadeira, um lazer.
Mesa
Tem 2,74m de comprimento, por 1,525m de largura e 76cm de altura. Pode ser feita de qualquer material na cor escura e fosca, produzindo um pique uniforme da bola oficial, tendo uma linha branca de 20mm de largura em toda a sua volta.Para jogos de duplas, ela é dividida em duas partes iguais por uma linha de 3mm de largura, no sentido do comprimento.
Rede
A rede tem 1,83m de comprimento e 15,25cm de altura, devendo ser de cor escura. Deve possuir sua parte superior branca e as malhas maiores do que 7,5mm², e menores do que 12,5mm².
Bola
Deve ser feita de celulóide (ou plástico similar), nas cores branca, amarela ou laranja fosca, pesar 2,5g e ter diâmetro de 38mm.
Raquete
A raquete pode ser de qualquer tamanho, forma ou peso e constituída de madeira natural em 85%.O lado usado para bater na bola deve ser coberto de borracha, com pinos para fora tendo uma espessura máxima de 2mm, ou por uma borracha "sanduíche" com os pinos para fora ou para dentro, tendo uma espessura máxima de 4mm.O lado não usado para bater na bola deve ser manchado de cores diferentes da borracha.Em jogos oficiais a raquete tem que Ter duas cores diferentes, preta e vermelha.Não é permitido jogar com o lado da madeira.
Partida
Constitui-se de sets de 21 pontos. Pode ser jogada em um único set, em melhor de três ou cinco sets. - No caso de empate em 20 pontos o vencedor será aquele que fizer 2 pontos consecutivosprimeiro.O jogador que atua o 1o. set em um lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte.Na partida quando houver "negra" (1 a 1) ou (2 a 2), os jogadores devem mudar de lado logo que um jogador consiga 10 pontos.
Saque
A bola deve ser lançada para cima (16 cm no mínimo), na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou na extensão imaginária desta.Cada jogador tem o direito a 5 saques seguidos, mudando sempre quando a soma dos pontos seja cinco ou seus múltiplos.Com o placar 20 a 20, a seqüência de saque deve ser a mesma, mas cada jogador deve produzir somente um saque até o final do jogo.O direito de sacar primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio, sendo que o jogador que começou a sacar no 1º set começará recebendo no 2º set e assim sucessivamente.
Uma Obstrução (Não vale o ponto):
A partida deve ser interrompida quando:
O saque queimar a rede;
O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola);
Houver um erro na ordem do saque, recebimento ou lado;
Forem as condições de jogo perturbadas (barulho, a bola quebrar etc).
Um Ponto
A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto) um jogador perde ponto quando:
Errar o saque;
Errar a resposta;
Tocar na bola duas vezes consecutivas;
A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas;
Bater com o lado de madeira da raquete;
Movimentar a mesa de jogo;
Tocar a rede ou seus suportes;
Sua mão livre tocar a mesa durante a seqüência.
Correção da hora de sacar receberá ou lado.
Se um jogador der um ou mais saques além dos cinco de direito, a ordem será restabelecida assim que for notado, tendo o adversário que completar o múltiplo de cinco. Ex: 14 a 11; o saque mudou em 16 a 11; o jogador que sacar terá apenas três saques.Se no último set possível, os jogadores não trocaram de lado quando deveriam fazê-lo, deverão trocar, assim que se perceba o erro. A contagem será aquela mesma de quando a seqüência foi interrompida.Em hipótese alguma haverá volta de pontos. Todos os pontos contados antes da descoberta do erro devem ser confirmados.
Jogos de duplas
Valem as mesmas regras, sendo que: O saque tem que ser feito do lado direito do sacador para o lado direito do recebedor; A ordem do saque é estabelecida no início do jogo e a seqüência será natural: Jogador A saca para o XJogador X saca para o BJogador B saca para o YJogador Y saca para o AE assim, sucessivamente, cada jogador vai dando 5 saques. No empate 20 a 20, cada jogador só dará 1 saque por vez;Se a bola do saque tocar a rede (queimar),e cair no lado esquerdo do recebedor - além da linha central - o sacador deverá perder o ponto.
VestimentaCamisas, shorts e saias podem ser de quaisquer cores sem serem da cor da bola em uso (branca, amarela ou laranja). Neste caso somente a gola, as mangas e enfeites da camisa poderão ser destas cores.
3 tipo de regra do ping-pong
(tenis de mesa)

Nenhum comentário: